19/03/2021

arte | artesanato | Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa |

Como incorporar uma peça de artesanato na decoração de um escritório?

Dia 19 de março foi comemorado o dia do artesão, e em homenagem a esta data queremos mostrar a importância desse tipo de trabalho na decoração de ambientes, pois ele ajuda a compor o conceito em um projeto de design e arquitetura.

Como exemplo, trouxemos um projeto que merece destaque, realizado pela designer Holandesa, Hella Jongerius, que produziu uma cortina artesanal com cordas e 30 mil bolas de porcelana presas por nós, para o lounge da Onu em Nova York. Além de proteger os móveis, regulando a entrada de luz pelas janelas, a peça trouxe leveza e informalidade ao ambiente, complementado pelas cadeiras e o toque de cor. A artista é conhecida por trabalhar a versatilidade do estilo industrial aliado ao artesanato contemporâneo mostrando como é possível utilizar materiais artesanais sem medo de errar.

Escritório da ONU NY

A busca pelo pertencimento e identificação se tornam cada vez mais presentes em nossas vidas, nestes tempos de internet em que surgem diferentes segmentos e nichos, o processo de aproximação com uma identidade se faz necessário. Por isso, a opção de utilizar uma peça produzida por um artista ou pequeno artesão local aproxima a arquitetura de uma cultura regional. Pode ser algo que remeta ao artesanato tradicional da cidade ou artista que produza alguma peça única para a decoração e que combine com o mood do projeto.

Escritório da ONU – NY

Um outro ponto relevante para a escolha de uma peça artesanal para compor um ambiente é também a valorização da arte e da cultura. Ao optar pelo artesão, você pode fomentar e incentivar o pequeno produtor. E colocando uma peça de arte também traz ao ambiente um momento de contato com o movimento e a sensibilidade que a arte provoca nas pessoas, trazendo um clima mais acolhedor ou mais moderno, dependendo da peça.

Entre tantas opções existentes, selecionamos alguns exemplos pra te inspirar.

Temos o Macramê como uma peça chave de trabalho manual, e ele pode compor grandes ambientes, como restaurantes, hotéis, cafés e escritórios, como também fica perfeito em uma sala de estar, dando um toque boho despretensioso ao estilo do ambiente. Este trabalho consiste em nós em cordas, formando um desenho, mas também pode conter conchas e outros tipos de tecido e texturas. É uma tapeçaria que pode ser utilizada para dividir ambientes ou apenas como decorativo na parede ou teto. No caso do macramê, temos no Brasil diversos pequenos produtores que comercializam a tapeçaria e até mesmo em forma de vasos suspensos e bolsas. Nas imagens, trouxemos o trabalho da mexicana Mariella Montilla produzido para o Starbucks em Monterrey.  As cordas também se mostram versáteis como na aplicação têxtil de plafon, com  iluminação indireta no teto do restaurante do hotel em Los Cabos. Estas são produções mais trabalhosas e portanto demandam mais tempo, mas o resultado final é um ambiente aconchegante e com personalidade.

Escritório com Arte em Macramê

Já no Brasil, temos uma grande quantidade de pequenos produtores produzindo arte e por isso, selecionamos um coletivo que faz uma curadoria de vários artistas e designers brasileiros de diversas regiões do país, o Marco 500 Design. Algumas peças já foram destaque na feira de Frankfurt e algumas também fazem parte da cenografia do programa Mais Você na Globo. Entre os destaques, temos a peça  super refinada e inspirada no chapéu de cangaceiro, uma jaqueira feita de barro, peças talhadas em madeira, produções de esculturas em cerâmicas e pedra sabão e bancos de tecidos de material reutilizado, de economia circular. Alguns desses artistas já expuseram na Ambient Fair de Frankfurt e também participaram da Casa Cor, mas também fazem parte pequenos artesãos como Sil de Capela que  cortava cana e quando encontrou a oficina de barro, nunca mais deixou de fazer sua arte.

Inspiração Chapéu de Cangaceiro

Não importa qual peça você escolha, o importante é trazer a arte e o trabalho manual para perto de nós, e ser valorizado, afinal uma peça de decoração pode mudar o ambiente. O trabalho de um artesão demanda mais esforço do que uma peça produzida em grande escala. Por isso é tão importante, neste dia do Artesão, reforçar que quando tivermos que escolher, considerar todo trabalho por trás do resultado daquela peça.

>

Mais Matérias

uma arte de linhas

01/07/2021

arte | Tendências |

Dia Mundial da Arquitetura

Saiba Mais

19/06/2021

arte | Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa |

Filmes para uma sessão de pipoca e para se inspirar.

Saiba Mais

25/05/2021

arte | Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa |

“Objetivo da arquitetura é amparar a imprevisibilidade da vida”

Saiba Mais