26/02/2021

Close Out | Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa |

Do Close Out à Transformação. O que esperar de 2021?

Close out

Close out – Studio Conceito Arquitetura

Um levantamento recente trazido pelo jornal o Estado de São Paulo mostrou que a onda de devolução dos espaços corporativos, que já foi grande ao longo de 2020, tende a crescer ainda mais em 2021. Quando olhamos para os números essa tendência fica bem clara, por exemplo: em São Paulo onde a taxa de desocupação era 13,6% no período pré pandemia, fechou o ano passado acima dos 20%. Em outras capitais como o Rio de Janeiro a taxa de vacância já chega aos 40%.

Do Close Out à Transformação. O que esperar de 2021?

Close out – Studio Conceito Arquitetura

O que se viu ao longo de 2020 foram empresas de todos os  tamanhos, desde as maiores como Bancos e empresas de  médio e pequeno porte, reduzindo bastante seu efetivo in loco as vezes chegando até em 100%.

Mesmo feito as pressas, e na maioria dos casos sem planejamento, a imensa adesão do home office nos mostrou que a atual revolução nas relações de trabalho, já estava pronta para acontecer sendo catalisada pela pandemia.

Close out Studio Conceito

Close Out – Studio Conceito Arquitetura e Obras Corporativa

Passado o primeiro momento muitas empresas buscaram saber (via pesquisas) a satisfação de seus funcionários em relação ao home office. E mesmo com todos os percalços a grande maioria dos funcionários se dizem bem adaptados ao home office e não se veem voltando a mesma rotina antes da pandemia.

Dentro desse cenário tudo nos leva a crer que sim, 2021 será o ano do Close Out. E ao mesmo tempo podemos também dizer que não, os escritórios não irão deixar de existir. Acreditamos que este será um ano de transformação, onde iremos testemunhar de perto o nascimento de uma nova realidade nas relações de trabalho. E nada nos alegra mais do que fazer parte dessa revolução.

Atualmente, no nosso dia a dia, esse já é o desafio proposto por muitos de nossos clientes. Ao mesmo tempo que muitos escritórios diminuem fisicamente, olhamos as empresas ampliarem seus horizontes, modernizarem seus processos e humanizarem ainda mais as relações com seus funcionários e colaboradores.

Mas tudo isso é tema para um outro post.

 

>

Mais Matérias

uma arte de linhas

19/06/2021

arte | Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa |

Filmes para uma sessão de pipoca e para se inspirar.

Saiba Mais

25/05/2021

arte | Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa |

“Objetivo da arquitetura é amparar a imprevisibilidade da vida”

Saiba Mais

10/05/2021

Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa | Tendências |

Conversa sobre as novas tendências da arquitetura corporativa

Saiba Mais