01/07/2021

arte | Tendências |

Dia Mundial da Arquitetura

Neste dia da Arquitetura, vem descobrir porque o Rio de Janeiro foi a primeira cidade no mundo a ser eleita a Capital Mundial da Arquitetura!

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro

O dia mundial da Arquitetura,  comemorado no dia 1 de julho, remete à data da fundação da UIA (União Internacional dos Arquitetos). Depois de alguns anos da instituição da data, o dia da Arquitetura passou a ser em outubro para se unir ao Dia do Habitat. Mas vamos aproveitar essa data, que ainda é considerada como o dia da arquitetura em muitos países, e homenagear a cidade do Rio de Janeiro, que foi eleita a primeira Capital Mundial  da Arquitetura pela Unesco e ONU.

Arcos da Lapa – Rio de Janeiro

A cidade do Rio foi escolhida para sediar o evento realizado pela UIA em 2020, ano em que seria realizado o 27º Congresso de Arquitetura, pela primeira vez no Brasil. Todas as cidades que também receberem o evento, a partir de agora, também ganharão o mesmo título, mas o Rio foi a primeira a receber essa nomeação.  A cerimônia só ocorreu agora em 2021, por causa da pandemia, e as exposições e o Congresso estão fisicamente no Rio, mas são transmitidos de forma digital, de março a julho.

Arco da Apoteose – Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro recebeu essa honrosa titularidade por suas características únicas.  A Capital da Arquitetura possui uma harmonia entre os aspectos arquitetônico, cultural e histórico. Construções de destaque como Cidade das Artes, o Palácio de Capanema projetado por Lucio Costa, o Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no Aterro do Flamengo, o MAC, assinado por Niemeyer, os belos Arcos da Lapa, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí e a recente construção do Museu do Amanhã que possui um design hipnotizante. Além dos cenários e paisagens naturais entre montanha e mar, o Rio é um laboratório para os estudos de um ambiente cosmopolita que possui diversidade social e contrastes urbanos desafiadores.

MAM Niterói – Rio de Janeiro

Os temas abordados durante o evento fazem jus a essa escolha e são de suma importância para Arquitetura e Urbanismo, como a sustentabilidade, mobilidade, eficiência energética, inovação e tecnologia, saúde urbana e moradia, auxiliando no desenvolvimento das cidades de forma acessível e beneficiando a qualidade de vida.

Calçadão de Copacabana

Todos os dias para nós é dia de arquitetura, pois estamos pensando em como utilizar as estratégias para solucionar o ambiente. O arquiteto é responsável por captar os desejos e necessidades e transformar isso em realidade. A beleza deste trabalho acaba representando os estilos, gostos e tendências de uma época como o Rio de Janeiro que transborda referências.

>

Mais Matérias

uma arte de linhas

19/06/2021

arte | Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa |

Filmes para uma sessão de pipoca e para se inspirar.

Saiba Mais

25/05/2021

arte | Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa |

“Objetivo da arquitetura é amparar a imprevisibilidade da vida”

Saiba Mais

10/05/2021

Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa | Tendências |

Conversa sobre as novas tendências da arquitetura corporativa

Saiba Mais