19/06/2021

arte | Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa |

Filmes para uma sessão de pipoca e para se inspirar.

Dia Nacional do Cinema – Studio Conceito Arquitetura

O dia do cinema nacional  é 20 de junho. Nada melhor, neste mês, que dar dicas de filmes que possuem referências de arquitetura. Selecionamos os mais interessantes, aliando roteiro ao visual e assim você fica mais inspirado para começar o projeto que está adiando a tanto tempo. Selecionamos 10 filmes que além de terem uma linguagem e referências visuais, também vão te prender na telinha.

“Escritor fantasma” é um filme de Polanski e foi filmado grande parte no interior de uma edificação localizada em Massachusetts, nos Estados Unidos, mas corresponde à Ilha de  Sylt, na Alemanha. Aproveite para desfrutar os espaços e detalhes da casa em que se desenvolve este thriller emocionante.

“Medianeiras” é um filme argentino que retrata os relacionamentos atuais e a dificuldade do encontro diante da multidão. O nome do filme significa a lateral dos edifícios,  que não são aproveitadas e percebidas, e por isso faz a referência aos desencontros e a frieza das paredes que separam as pessoas na cidade. Medianeiras apresenta prédios de todos os tipos, alturas e formatos e a fotografia impressiona.

 

Essa película também argentina, “O homem ao Lado” foi realizada na Casa Curutchet, em La Plata, única obra de Le Corbusier na América Latina. O Arquiteto suíço é conhecido por suas obras com formas e estruturas claras, contribuindo para o modernismo. O filme se trata de uma comédia, que trata das questões urbanas exemplificadas por uma briga entre vizinhos.

“Animais Noturnos” além de ter uma história intrigante, traz uma decoração minimalista filmado na construção do Studio de Scott Mitchell, inspirado na arquitetura de Louis Kahn. Este filme de Tom Ford, tem uma preocupação com a estética, mas também traz uma história envolvente com a atriz Amy Adams no papel de uma curadora de arte em crise existencial que questiona suas escolhas do passado.

“Tudo sobre a minha mãe” cheio de cores de Almodóvar e “ Manhattan” em preto e branco do Woody Allen trazem aspectos da cidade em que foram filmados. O filme de Almodóvar retrata os espaços de Gaudí na cidade de Barcelona e possui a narrativa perturbadora que o diretor sempre procura provocar nas pessoas. Já o filme de Allen permite observar as nuances urbanas de Nova York em preto e branco e os personagens, mostrando os contrastes da cidade.

“Grande hotel Budapeste” se passa em um edifício fictício com referências de arquitetura clássica. Foi feita uma maquete de cerca de 1,5 metros de altura e quase 1 metro de profundidade e uma fachada maravilhosamente simétrica. O diretor Wes Anderson ganhou muitos prêmios com este filme sobre a  história do roubo e a recuperação de uma importante e valiosa pintura renascentista.

“A Origem” estrelada por Leonardo DiCaprio possui muitas referências modernistas de arquitetura. Na história, Nolan trabalha muito bem o aspecto de sonhos dentro de sonhos, controlados por arquitetos para construir uma realidade imaginada. Esse filme estimula a criatividade em todos os aspectos.

O filme dos anos 20, “Metrópolis” é um clássico de estética e referência de linguagem tanto no cinema quanto na arquitetura. Em preto e branco e mudo, contém muita expressão visual.  E os espaços urbanos e prédios foram representados por maquetes e  efeitos especiais. Essa obra de arte representa o expressionismo alemão e a preocupação com a mecanização de centros urbanos.

“Edifício Master” conta a história de uma moradia em Copacabana. O documentário mostra toda a comunidade que reside ali, com 12 pavimentos e 23 apartamentos por andar,  onde moram cerca de 500 pessoas. Conversas com moradores e suas histórias íntimas despertam nosso lado mais humano e refletem o papel de uma construção urbana e seus moradores.

>

Mais Matérias

uma arte de linhas

01/07/2021

arte | Tendências |

Dia Mundial da Arquitetura

Saiba Mais

25/05/2021

arte | Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa |

“Objetivo da arquitetura é amparar a imprevisibilidade da vida”

Saiba Mais

10/05/2021

Obras e Projetos de Arquitetura Corporativa | Tendências |

Conversa sobre as novas tendências da arquitetura corporativa

Saiba Mais