08/10/2021

Sem categoria |

Game e arquitetura tem tudo a ver?


Acredite, tem muita coisa bacana no mundo dos games que permitem explorar o lado arquiteto e decorador de cada um.

Uns anos atrás, se disséssemos que game e arquitetura tem tudo a ver, muitos torceriam o nariz e diriam que isso estava fora da realidade. Apesar do The Sims e Simcity já existirem e incentivarem nosso senso estético de decoração, não era muito comum esse tipo de jogo. Mas de alguns anos pra cá, surgiram muito mais jogos que deixam explorar o lado arquiteto dentro de cada um. Para quem atua na area ou mesmo para quem curte esse tema, segue abaixo uma lista bacana para você descobrir as técnicas e poder jogar com a construção de mundos.

O Minecraft, jogo muito popular entre os jovens, possui em sua essência uma forma mais simples de criar e fazer arquitetura . O conceito mais democrático que inspira as próximas gerações usando a plataforma para construir conforme você se move e habita o espaço.

Já o The Sims foi evoluindo em suas versões e aos poucos permitindo que o jogador monte seu entorno na vida virtual e explore o lado lúdico da arquitetura e decoração. Em que o jogador faz escolhas por cores e combinações do acabamento e mobiliário, visando conforto dos personagens na narrativa. Além do The sims, e Simcity também é um dos jogos mais antigos que também permite uma visão mais holística da arquitetura visando a interação da comunidade com auxílio de uma inteligência artificial.

Se você gosta de uma arquitetura mais abstrata, pode se aventurar no Monument Valley, que busca uma referência nas obras do artista Escher com escadarias e corredores que se intercalam e confundem, formando uma verdadeira obra de arte a ser desvendada. O jogo conta com enigmas que permitem descobrir os melhores caminhos nesse labirinto entrelaçado.

Agora, se você gosta mais de mexer com infraestrutura de cidades, o melhor caminho é jogar Cities in Motion, que permite se arriscar nas engenharias de tráfego e transportes públicos. A mobilidade de grandes cidades reais é o foco desse game.  Mas se você quer começar a construção de uma cidade do zero, o Skylines é perfeito para quem gosta de quebrar a cabeça e decidir onde ficarão as ruas, praças, prédios e pasmem, até zoneamento tem, visando que a cidade prospere da melhor maneira.

O Project Highrise é um jogo em 2D, mas que permite as escolhas de incluir mais prédios ou andares. É um jogo que instiga a criatividade e diversão de uma forma simples de explorar. Mas se preferir tem o Block’hood em 3D, que permite uma visão mais ampla em montagem de condomínios em forma de blocos bem acabados,  com uma pegada de sustentabilidade. E se ao invés da atual realidade você quiser ir para o futuro tem o Anno 2205 em que você cria uma nova civilização futurista, assim você explora sua criatividade visionária e ainda joga um game com visual encantador.

Para quem não abre mão de uma estrutura corporativa, a melhor opção é o Simtower,  em que você pode gerir prédios comerciais e escritórios se divertindo com toda essa dinâmica cativante desse jogo.

>

Mais Matérias

uma arte de linhas

08/03/2021

Sem categoria |

Nunca Duvide dos Sonhos de Uma Menina

A Studio Conceito é um escritorio de arquitetura e obras corporativas, uma empresa predominantemente comandada por mulheres. Dia da Mulher.

Saiba Mais

29/07/2020

Sem categoria |

Olá, mundo!

Saiba Mais