À medida que os colaboradores e suas atividades dentro das empresas mudam, a estrutura física dos escritórios também muda. As bigtechs foram os grandes lançadores de tendências, não só virtualmente, mas estruturalmente. Suas sedes foram pioneiras em salas de descompressão, espaços modulares, ambientes sustentáveis…
As mudanças climáticas, os avanços tecnológicos e eventos como a pandemia são exemplos de situações que provocam mudanças estruturais nas empresas. Pensar em um escritório com vida longa é pensar que ele deve ter soluções sustentáveis, tecnologias que otimizam trabalho e recursos financeiros, que priorize a qualidade do ar e pense no conforto e no bem-estar de todos os colaboradores. Ele precisa ser um lugar onde se deseja estar.
Colaboração, comunicação e espírito de equipe
Uma das tendências do trabalho desta década são as interações, troca de informações. E para estimular essa troca, é importante que as salas possuam o mínimo de divisórias possível. Em um mundo tão competitivo, a criatividade é fundamental para as empresas e os espaços precisam estimular não só as interações, como a criatividade dos colaboradores. Esses fatores fazem com que várias empresas, de diferentes segmentos, adotem salas amplas e abertas.
Os escritórios com estilo industrial combinam facilmente com esse formato.
Este estilo permite a criação de espaços que unem referências icônicas e modernas, com tijolos e canos aparentes. O uso de ferro, madeira e cores mais sóbrias, como o branco, preto, cinza, marrom e azul-marinho, são características deste estilo, que podem ser aplicados em empresas com perfil mais conservador, que não têm no seu DNA cores muito vibrantes.
Soluções eficientes e sustentáveis
Soluções sustentáveis otimizam recursos a longo prazo, tornando o escritório mais eficiente em termos de energia. Energia solar, lâmpadas eficientes que consomem menos energia, além de economizar energia elétrica, aumentam o rendimento dos colaboradores. É muito importante um projeto luminotécnico, para determinar a temperatura/cor da luz para cada setor, a potência das lâmpadas e a quantidade de luminárias.
As empresas passaram a olhar a sustentabilidade como um dever. Soluções sustentáveis otimizam recursos a longo prazo, tornando o escritório mais eficiente em termos energéticos. Energia solar, lâmpadas eficientes que consomem menos, além de economizar energia elétrica, aumentam o rendimento dos colaboradores.
Para aumentar a pegada na redução de carbono, as empresas podem adquirir aparelhos eletrônicos ecológicos, como filtros de água, refrigeradores e impressoras. O mobiliário também deve ser revisto, além de ergonômico, confortável, ele precisa ser durável, para que ele não vire lixo e seja econômico a longo prazo.
“Em São Paulo, somente em Guaianases, por exemplo, 200 toneladas de entulho, lixo e móveis são recolhidos mensalmente pela subprefeitura da região. Isso é um problema tão grave que a Prefeitura de São Paulo passou a fiscalizar eletronicamente a geração de resíduos de todas as empresas do município, prevendo punição com multa para as grandes geradoras de lixo.” Blog.johnrichard.com.br
Boas práticas sustentáveis dentro das empresas inspiram funcionários e promovem bem-estar.
Conforto e bem-estar
O número elevado de casos de burnout acendeu um alerta nas empresas, que hoje se preocupam mais com o conforto e com o bem-estar dos colaboradores. Os escritórios são uma extensão do lar, já que é lá que o colaborador passa boa parte do seu dia, mesmo quando se trata do trabalho híbrido. Os dias de escritório têm duração de 8 horas ou mais.
Salas multiúso são sem dúvida uma das principais tendências das empresas em 2023. São salas que servem como descompressão e para trabalhar. Assim como a casa permite trabalhar em diversos ambientes e isso desperta criatividade, as salas multiúso, quando bem utilizadas, também podem ser usadas para algumas tarefas e para reunir os colaboradores em reuniões informais.
Essas salas já são visíveis nos mais diversos tipos de empresas, desde as mais descontraídas, até as mais sérias, tamanha a sua importância e impacto no dia a dia exaustivo que toda a empresa pode ter.
Na tentativa de combater o esgotamento dos funcionários, algumas empresas criaram espaços para atividades como yoga e meditação e até mesmo academias, ou salas de jogos e espaços abertos, onde os colaboradores podem relaxar, fazer refeições e até mesmo trabalhar.
A Biofilia também se destaca, pois além de melhorar a qualidade do ar, o contato com as plantas melhora o humor dos colaboradores. De nichos com algumas plantas, a paredes, os escritórios pouco a pouco vão criando florestinhas dentro dos seus espaços.
Confira nossos cases e confira o que os escritórios estão fazendo no Brasil.
Texto escrito por Camila Locks.